Agendar uma visita!

Blog
Noticias, dicas e Novidades!

Posso trocar de contador?

Devido às diversas responsabilidades de um contador, este profissional precisa manter uma parceria que corresponda as suas reais expectativas e obrigações de cada um dos seus clientes.

Ninguém quer correr o risco de ter problemas com o Fisco mais tarde e acabar tendo que desembolsar uma quantia significativa para corrigir irregularidades.

Além de problemas com o Fisco existem diversas outras razões pelas quais você precise trocar sua contabilidade. São elas:

• atendimento ruim ou longe do ideal;
• dificuldades de comunicação;
• descumprimento de prazos e obrigações;
• uso de ferramentas desatualizadas e ineficientes;
• falta de pro atividade;
• falta de atualização e acompanhamento das mudanças de legislação;

Entre várias outras situações que vão prejudicando o relacionamento entre você e o seu contador.

Escolher um serviço de contabilidade certo é uma decisão séria e que trará consequências positivas para você. Sempre que estiver insatisfeito procure o dialogo ou então recorra a mudança desses profissionais para alguém que atenda suas expectativas. Nós da Medina Contabilidade estamos aqui para solucionar essa sua possível carência.

Existe uma hora certa para mudar de contador?

A resposta é não. Isso deve ser feito conforme as suas necessidades. Afim de evitar que problemas fiquem cada vez mais complexos a troca deve ser realizada o quanto antes descumprindo das obrigações fiscais ou outros decorrentes dele.

Não é bom esperar o Fisco procura-lo para só depois procurar corrigir a contabilidade. Quanto antes tomar medidas para melhorar sua situação menor serão os impactos negativos que possam ter sidos gerados pelo serviço prestado anteriormente.

Etapas para realizar essa mudança.

A Troca dos serviços de contabilidade é um processo mais simples do que se imagina. Conheça as etapas necessárias para essa migração.

1- Consultar seu contrato atual

A primeira medida a ser tomada é observar seu atual contrato de prestação de serviços, a fim de procurar por cláusulas que possam prevejam multas em caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio.

Evite ter problemas legais se atentando aos pontos fixados o contrato para se proteger ou cobrar descumprimentos que o atual serviço de contabilidade tenha deixado pendente algo que estava previsto no contrato e não foi cumprido.

 2- Verificar suas pendências

É extremamente importante que você verifique seu o atual contador deixou passar algo ou situações que estejam em processo de solução como, por exemplo: parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais.

Analise os documentos de até 5 anos atrás, buscando por erros ou situações pendentes que possam afetar a sua empresa. Evitando assim surpresas no processo de trocar sua contabilidade.

Lembre-se que mesmo após a mudança, todo e qualquer erro anterior ainda é de responsabilidade do escritório de contabilidade que atuou na época.

3- Comunicar a decisão ao atual prestador do serviço contábil.

Oficialize a decisão, este contato deve ser explicito. Seja por e-mail ou carta registrada em correio, comunicando ao atual serviço de contabilidade que você está dispensando seu trabalho e encerrando a parceria. Na comunicação devem constar.

• O pedido de encerramento do contrato;
• A data final de término do serviço (pode-se definir 30 dias após o pedido).
• Requisitar toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do contador atual.
• Solicitar um relatório de situação cadastral, para verificar se há mais pendências nas diferentes esferas governamentais;
• Solicitar que toda documentação seja enviada ao profissional/empresa que irá assumir a contabilidade após o encerramento oficial do contrato.

Formalize no distrato a data de encerramento do contrato no fim do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece a atuar no período seguinte.

4- Contratar um novo serviço de contabilidade

Antes de iniciar todo o processo de mudança é importante já estar em contato com o novo prestador de serviços de contabilidade com o qual irá trabalhar. Mesmo que ainda não possa oficializar nada, verifique as possibilidades e o que sua empresa precisa em relação a sua contabilidade.

Saiba +
Motivos para investir em uma contabilidade médica especializada

Todos buscam uma situação financeira saudável e prospera. O maior desejo dos profissionais é obter a tranquilidade de atingir seus objetivos sem os riscos existentes na contabilidade.

A gestão financeira para profissionais da saúde pode apresentar altos riscos para profissionais menos preparados ou familiarizados com as demandas e necessidades especificas deste setor. Pois ela exige cuidados específicos e possui questões que podem afetar a viabilidade do negócio.

Evite problemas contábeis e até jurídicos com uma parceria especializada na gestão contábil de profissionais de saúde. Traga tranquilidade para a sua clínica, consultório ou finanças pessoais.

Motivos para investir nos nossos serviços.

1 – Foco na sua atividade fim:

O maior problema que envolve o universo da saúde é a questão do tempo. Profissionais e gestores sofrem com a falta de tempo para focarem no que realmente interessa os serviços prestados pela sua clínica/consultório.

Qualquer negócio possui suas demandas administrativas, e quem convive com essa atividade sabe do tempo que deve ser despendido para executar todas as tarefas que uma boa gestão exige.

Assim, como falamos anteriormente, como em qualquer outro negócio, temos consultorias especializadas para atender a gestão financeira de clínicas médicas.

Procure um parceiro que lhe ofereça a segurança de que a gestão da sua clínica está sendo feita por especialistas no assunto. Então seus esforços poderão focar na gestão da prestação dos seus serviços, que são as suas especialidades.

2 – Informações estratégicas

Uma boa consultoria com profissionais preparados garantem que você obtenha informações relevantes para a gestão do seu negócio como um todo.

Esses dados podem ser usados para ampliar diversos fatores: capacidade de atendimento do corpo clínico, ociosidade de infraestrutura, e garantem o planejamento dos investimentos necessários para alcançar os objetivos do negócio.

3 – Implantação de ferramentas que facilitam a gestão

Utilizar ferramentas que auxiliam na gestão da sua clinica ou consultório pode solucionar o maior problema enfrentado pelos profissionais da área médica a desorganização e atrasos no atendimento.

Com uma gestão eficaz e ferramentas adequadas você conseguira melhorar o atendimento aos pacientes e fornecedores.

4 – Separar pessoal do profissional

Muitos empreendedores surgem de profissionais que amam sua área de atuação, porém não possuem os conhecimentos necessários para gerir corretamente suas finanças. Uma das principais causas de desorganização e que prejudicam o crescimento do negócio é a mistura das finanças pessoais e empresariais.

Para evitar catástrofes financeiras o auxilio de uma boa gestão contábil irá garantir que você não misture suas finanças pessoais com as do negócio evitando uma catástrofe financeira, por meio de soluções que garantam a “divisão de contas” e te auxiliem a investir sem prejudicar seu patrimônio.

Saiba +
Newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades e dicas por email.

    A melhor contabilidade para médicos de Curitiba e região.
    Otimize suas finanças e garanta + resultados!
    Rua Emiliano Perneta, 390 - Sala 1411. Curitiba/PR
    Atendimento de seg a sexta das 09h as 18h

    Olá! Como podemos lhe ajudar?

    Fale conosco pelo WhatsApp ou nos envie um email em [email protected]

    Medina Contabilidade
    Rafael